Onde tudo começou

No próximo dia 04 de abril de 2024, o Colégio Salesiano de Santa Teresa celebrará com orgulho seus 124 anos de tradição na cidade de Corumbá e região, dedicados à formação pedagógica e social de seus alunos. O início dessa história remonta a 1899, quando os primeiros salesianos desembarcaram no Porto Geral.

Nesse tempo, com humildade, ocuparam um modesto prédio alugado na Rua 13 de Junho, lançando as bases das atividades religiosas e educacionais. Naquele início de século XX, o colégio atendia exclusivamente meninos, filhos das tradicionais famílias corumbaenses.

Vale destacar que essa iniciativa corumbaense surgiu cinco anos após a fundação do renomado Colégio São Gonçalo, em Cuiabá, no ano de 1894. Dois anos antes da fundação de nosso colégio, os Salesianos vindos do Uruguai passaram por Corumbá, conheceram a região e seguiram para Cuiabá.

Esses 124 anos foram marcados por diversas fases no ensino. Inicialmente, o Colégio Santa Teresa funcionou sob o regime de internato, acolhendo meninos vindos do campo até o ano de 1958. Posteriormente, abraçou o ensino particular e, em determinado período (de 1973 a 1997), ofereceu ensino público por meio de um convênio com o Governo do Estado. Durante essas décadas, atendeu milhares de alunos em três turnos.

Após essa fase, o Santa Teresa retomou o ensino particular, permanecendo nesse formato até os dias de hoje.

É importante destacar que o Colégio Santa Teresa é uma escola cristã católica, mas respeita todas as diferenças de religiões e crenças. Ele promove a socialização, o respeito, a igualdade e a interação entre seus alunos, criando um ambiente saudável e acolhedor para todos, refletindo os ideais de Dom Bosco, nosso inspirador.

Neste mês de aniversário, gostaríamos de compartilhar algumas imagens do antigo prédio do Santa Teresa, que testemunhou o início dessa jornada educacional extraordinária. Permanecemos comprometidos em moldar o futuro e inspirar gerações, assim como fizemos no passado.

Junte-se a nós para celebrar essa rica história e olhar para um futuro promissor!

#SantaTeresa124anos #EducaçãoeTradição #FamíliaSalesiana

Prédio do Santa Teresa